terça-feira, 15 de setembro de 2009

A moda em 2010, ou, Às urnas com elegância


O sobrescrito adora releases.

Vez em quando chegam coisas mui interessantes, bastando uma leitura um tiquinho mais atenta. Ontem, por exemplo, me chegou um sobre um tal “Oscar Fashion Days 2009”. Assim mesmo, no ingrês, língua oficial dos que passam as férias na Disneylândia apenas largam a chupeta e as fraldas.

Pois, o OFD – que me pareceu um primo pobre do SPFW – não tem nada a ver com a Oscar Freire – se vocês pensaram o mesmo que eu.

(Pausa para um parêntese inútil: a Oscar Freire é aquela Rua, em Sampa, aonde peregrinam os meninos e meninas potyguares apenas deixam de ter a idade para ir ao Mundo da Disney. Jovens, adultos, e velhas senhoras, quando não podem ir à Oscar Freire, se viram por aqui mesmo na “nossa” Afonso Pena, uma Oscar Freire mais pobre e provinciana – mas não digam que eu disse isso pra não incomodar ninguém. Fim do parêntese.)

Não, meninos e meninas fashion: o Oscar da OFD – ou melhor, a Oscar – é uma fábrica de calçados que pegou carona no evento mais famoso e trocou o tradicional “week” por “days”. Acontece em São José dos Campos derna 2003.

A notícia é que este ano tem DNA deste Ryo Grande por lá: a grife Lore abriu o segundo dia de desfiles. Não conhecem a Lore? Ai, meu deus, que gente desinformada! A Lore, bebês, é a grife de Lorena Ciarlini e Renata Emerenciano. A primeira, sim, é filha da senadora Rosalba Ciarlini, candidatíssima ao governo deste Ryo Grande ano vindouro. A segunda – olha só – é filha de Lina Vieira, que tantas almas rogaram que fosse candidata a qualquer coisa em 2010 (e, claro, como se não bastasse, é irmã de Mução).

Aí, e daí, que eu fiquei pensando aqui com os botões da minha camisa (de grife, claro, não vou revelar a marca porque não rolou jabá): será que a próxima campanha vai ser mais chic? Mais fashion? Motivos e personagens não faltam, senão, vejamos:

A irmã de Fábio Faria – Natália (também Faria, e, portanto, filha do estadual Robinson) também tem uma grife, a Nathi. Andou criando, ainda, uma coleção exclusiva para a Touch, que – ora, mas vejam! – é de Priscila Gimenez Alves, mulher do federal Henrique Alves (que também é a franqueada local de uma marca de lingeries, a Jogê).

Helô Rocha, da Têca, é enteada do ex-federal Múcio Sá – e quase irmã de Roberta Sá e neta do ex-governador Radir Pereira.

Ah! E Cyntia Maia, filha da governadora e candidata ao senado, tem um restaurante, o Leve Sabor, que é pra todo mundo poder entrar nas roupas sem esforço.

Acho que o único candidatável que não tem um pé no mundo fashion é Garibaldi Alves Filho – mas, também, né? Precisa dizer mais nada.

Ah! O nome da coleção Verão 2010 da Lore? Brincando com a sorte.

*

ça va?

Anotem aí: hoje, 20h, no Auditório da Escola de Música da UFRN, se apresentam o Lafé Bemé, quarteto de jazz francês, e a Big Band Jerimun Jazz. De grátis, e, claro, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil.

E amanhã, mesmo local, 9h, o Lafé Bemé ministra oficina para músicos e amantes do Jazz.

As influências do grupo, segundo o próprio, vão de Duke Ellington a John Zorn, passando por Ennio Morricone.

Blues

Quinta-feira ainda está longe, mas não deixem de anotar nem de ir: John Primer, guitarrista, bluesman, toca no Budda Pub.

3x POESIA

Sexta-feira ainda está longe, mas anotem aí: Jean Sartief, Lara e Marcos Cavalcanti, poetas, fazem recital no galpão dos Clowns, próximo ao Midway (pra saber onde é, liguem 3221.1816).

O release é também pra lá de poético: Jean Sartief “radiografa o seu cotidiano como o olhar que beira o mar que tanto o estimula”; Marcos Cavalcante é “descobridor de espantos e escuros”; e Lara “faz da sua voz uma caixa de ressonância das milhares de sombras que vagueiam por entre o jardim de uma cegueira sem fim, e o grito aterrador de tudo que guardamos por sobre nossas máscaras e medos”.

De grátis, 19h.

PROSA

“O elefante se deixa acariciar. O piolho, não.”

Lautréamont

Cantos de Maldoror

VERSO

“O corpo existe como escultura da alma.”

Márcio de Lima Dantas

“O corpo existe...”

2 comentários:

  1. OI, mario. Enviei um email pro teu endereço "brasileiraugusta", nao sei se vc recebeu, se o endereço ainda està operativo.
    Por favor, fammi sapere. Uma abraço. Parabens pelos blogs.

    ResponderExcluir
  2. ai ai, esse texto de hoje está impagável. beijos, querido.

    ResponderExcluir