segunda-feira, 4 de maio de 2009

Adivinhe quem vem para o café-da-manhã: Clint Eastwood

[Cultura 020509 sábado]

Em um 30 de abril de vinte anos atrás, morria Sergio Leone, “o homem que reinventou o Oeste”, segundo muitos críticos de cinema. (Não apenas o faroeste, gênero cinematográfico, mas o Oeste, menos lugar geográfico e mais lugar mítico e épico no imaginário da cultura mundial.) Daí, que encontro, no jornal La Repubblica, um dia antes da efeméride, um texto simples, mas saboroso, do velho Eastwood, que protagonizou a famosa trilogia dos dólares, parceria inseparável entre diretor e ator, Sergio e Clint: “Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965), e Três homens em conflito (1966).
Depois, Leone faria ainda “Era uma vez no Oeste” e findaria sua carreira com o colossal “Era uma vez na América”, o primeiro na lista de filmes deste sobrescrito, que deixa, agora, alguém muito mais competente e interessante falar:


SERGIO E EU
Eu estava numa fase completamente diferente da minha vida quando desembarquei de um avião em Roma, com uma mala na mão e um roteiro na outra, para começar, dali a poucos dias, tudo aquilo que se transformaria no filme “Por um punhado de dólares”. Muita gente tinha tentado me alertar, aconselhando cautela, porque aquele roteiro há muito tempo estava circulando à procura de um ator. Mas eu não me importava. Eu gostava da idéia... Encontrei Sergio. Falava muito pouco inglês e eu não entendia uma palavra de italiano. Ele sabia dizer “Good morning” e eu “Buongiorno”.
Conseguimos uma intérprete e logo nos entendemos. A intérprete era uma senhora muito fascinante (Elena Dresser) que falava muitas línguas. Esteve num campo de concentração e depois do fim da guerra foi trabalhar para os americanos. A seguir, depois que os americanos partiram, trabalhou para a Constantine Films, os estúdios cinematográficos alemães que financiavam “Por um punhado de dólares” juntamente com a Jolly Films e uma outra empresa espanhola. Graças a ela, Leone e eu pudemos nos comunicar para aquele primeiro filme. No final das filmagens conseguimos até beber um copo de vinho trocando meia dúzia de palavras.Sergio Leone não era, então, um diretor que tinha muitos filmes no currículo. Tinha dirigido apenas “O colosso de Rodes”, mas tinha sido assistente de direção por alguns anos. Gozava de uma boa reputação, era considerado alguém cheio de fantasias por aqueles que o conheciam e por amigos em comum. Assim, eu disse: “Bem, vou e filmo”. Foi uma bela experiência. Gostei de todos os três filmes feitos com ele durante um período da minha vida no qual estava empenhado numa série de TV. Estava apenas no início da minha carreira e não sabia como andariam as coisas, nem quanto tempo durariam. Tinha muitas perguntas que ninguém sabia responder. No primeiro dia assisti o que eles tinham filmado em Madri. Eram cenas bem toscas porque havia apenas uma cópia em preto & branco e não era a película em sua versão final. Mas deu pra perceber como seriam as gravações... Fiquei boquiaberto com algumas coisas! Mas em geral lembro-me de ter pensado que Sergio Leone era Ok. Me diverti muito, foi uma experiência muito agradável. Os três filmes foram rodados na Espanha, perto de Almería, com exceção de algumas cenas de interiores gravadas, logo no início, em Cinecittà e em outro estúdio menor. Por sorte a série de telefilmes acabou justo em tempo de filmar com ele “Três homens em conflito”, o único dos três que pude participar sem o pesadelo daquela série que me ameaçava a cabeça como a espada de Dâmocles.
Mas depois daquele filme voltei pra casa, pensando que não podia fazer faroestes italianos para sempre. Dizia para mim mesmo: “Esta é apenas uma moda e mesmo se Sergio fosse ainda mais competente não pode durar muito tempo”. Eu queria fazer outras coisas, testar-me em outros gêneros de filme. Assim, recusei a oferta de “Era uma vez o Oeste”: tinha lido o roteiro e ele tinha me contado a história. Ele gostava muito de falar e fazer esboços. Só que, depois do sucesso comercial de “Três homens em conflito”, eu pensava que devia ir além. E aquele era o momento justo para isso. Presumo que com ele poderia ter feito ao menos outros dois filmes, mas era o momento de começar a fazer outra coisa. Assim, no restante da década de 60, fiz muitos filmes bem diversos entre si, como “Os guerreiros pilantras”, “Desafio das águias”, “O estranho que nós amamos”, “Os abutres têm fome”, e outros, até o início dos 70, quando dirigi “Perversa paixão”.
Faz tempo que não assisto nenhum deles, mas este último vale por todos os meus filmes. De vez em quando a TV exibe um deles, e entao o revejo por uns poucos minutos. Todos me perguntam o que me ensinou Sergio Leone e eu respondo que aprendi com todos, até com aqueles com quem nao trabalhei diretamente. Assistia seus filmes e absorvia suas idéias. No final das contas, você também observa a vida e aprende com ela, ou não? No final, termina se tendo uma opinião própria e se começa a desenvolver um estilo pessoal... Nunca mais vi Sergio até que nos encontramos novamente em Roma, durante o lançamento do meu filme “Bird”. [Clint Eastwood]



PROSA
“Este épico [‘Era uma vez na América’] é um compêndio de kitsch, mas kitsch estetizado por alguem que o adora e o vê como a poesia das massas.”
Pauline Kael
1001 noites...
VERSO
“leone flagra
sob a fumaça do spaguetti
um momento de inflexão na história dos eua”
Adriano de Sousa
“Era uma vez no Oeste”

Nenhum comentário:

Postar um comentário