sexta-feira, 8 de maio de 2009

Que mara, mara, mara, maravilha, ê

Sei não.
Hoje tem espetáculo. No Cirquinho de Pirangi. Litoral sul potyguar.
Olha o currículo das apresentações que aconteceram no tal Cirquinho, derna 1994: Arreio de Ouro, Cavalo de Pau, Felipão e Forró Moral, Ferro na Boneca, Forró da Pegação, Garota Safada, Mastruz com Leite, Sacode, Sacudido e Sirano & Sirino.
Os nomes dizem tudo. E algo mais.
Como criar decentemente os filhos desta e nesta terra, meu deus?
Mas, pois, indiferente às minhas lamúrias, vamos aos fatos, que a coluna é dita “Cultural”: o Cirquinho reabre hoje. Para um “Festival do Whisky”. Segundo o release, “a grande atração da festa” é uma promoção onde, comprando um litro de uísque no Cirquinho, o segundo litro sai “grátis”. É o tal do uísque dobrado. Como dobrada também há de ficar a vista depois de entornada a segunda garrafa.
As bandas Chicabana e Forró dos Play’s animam. Devem animar um bocado. Olha os títulos dos hits da primeira: “O Gostosão”, “Problemática”, “Mara” e “Raparigueiro todo”. A última tem versos educativos: “Eu gosto de putaria/ e gosto de raparigar/ Só chego em casa tarde/ depois de encher a cara no bar”.
O gostosão brada, aos quatro ventos, pra quem quiser ouvir: “Vou te levar pra cama/ Vou te deixar toda nua/ Vou te morder, vou te lamber/ Você vai ficar tesuda”. Eu ouvi isso num domingão de sol na praia, coisa de um ano atrás, e nunca esqueci. Uma menininha de uns cinco anos se requebrava na areia, a família entretida com a farofa e a montilla.
Tem outras, tem outras, outras canções – adianto só os títulos: “Lapada na rachada”, “Pegue na minha e balance”, “Rala a tcheca no chão”.
Que cantinho e violão que nada.
A bossa nova é raparigar.
Que mara.
Mas, nao se apoquentem: durante e após o “Festival do Whisky” os bafômetros, claro, devem fazer vista grossa. Ou nariz resfriado.
Afinal, é sexta-feira.
*
FRIDAY NIGHT
Tem “Sexta.Disco”, também, hoje, 22h, com o DJ Luis Couto e a banda Woodstock no Olimpo (não o monte, morada dos deuses, mas a casa de recepções da Hermes da Fonseca, Plano Palumbo).
Tem banda Camba, hoje, 22h, no Bar das Bandeiras, Ribeyra velha de guerra.
Tem Ney Matogrosso, hoje, cantando canções “Inclassificáveis”, onde mistura Cazuza com Itamar Assumpção e outros. Ingressos antecipados – olha só – na La Femme Lingerie (Midway Mall).
Mas, segurem a onda: amanhã tem Letto e banda e Rani e banda. Cada um na sua e por conta própria, mas a festa é a mesma: “Dia desses, como outro qualquer, na Ribeira...” – no Nalva Café, 21h, R$ 6.
RODA
Lídia Quaresma coordena as danças circulares que movimentam o Luau do Bem, da Casa, claro, do Bem. Amanhã, sábado, a partir das sete da noite, em Miami Beach, Areia Preta. Do Bem.
AI QUE MEDA!
O sítio da Prefeitura Municipal está com uma enquete onde pergunta o que o internauta achou dos “olhos” nas árvores (campanha Adote o Verde): a maioria se divide entre “uma ótima idéia” e “fiquei curioso”, mas uns 20% dizem que sentiram medo.
Eu entre estes últimos.
MONUMENTOS
Aliás, dentro de um tal programa de revitalização, a Prefeitura andou limpando o painel assinado por Dorian Gray Caldas na Praça das Mães (subida da Junqueyra Ayres).
Mas nada de ajeitar o Monumento à Amizade (imediações da Rua Cláudio Machado, Restaurante Duas Marias), do mesmo artista.
Faz uns 15 dias o sobrescrito viu uma turma estacionar próximo ao monumento, conversar daqui, apontar pracolá, pareciam que iam restaurar a Torre Eiffel, tão animados estavam.
Os dias passaram e nada.
Passaram mais um tanto e deram uma capinada no lugar. O mato ainda tá lá, amontoado. Tem um resto de entulho, também.
MONUMENTOS II
Woden Madruga foi outro que já andou reclamando, coisa de um mês ou mais atrás – mas não funcionou.
Um ano atrás, num 2 de maio, o sobrescrito reclamava o mesmo abandono de hoje. Um dia depois deram jeito no local. Raniere Barbosa, atualmente na Câmara, era secretário. Super-secretário.
A terra é redonda. E o monumento é à amizade – os negócios, claro, à parte.
MONUMENTOS III
Não é bem um monumento, mas um estacionamento: a idéia de se construir um edifício garagem em frente onde funciona a Secretaria Municipal de Tributação está levantando um coro de descontentes – graças a deus. Uma praça a mais na cidade, de preferência com árvores, nunca é demais, aliás.
Mas o melhor é que as críticas vêm acompanhadas de propostas concretas e viáveis. Vamos ao diálogo, pois.



PROSA
“Quando o olho não encontra a beleza – ou consolação –, ele ordena ao corpo que a crie, ou, se não for o caso, se ajusta para perceber virtude no feio.”
Joseph Brodsky
Marca-d’água
VERSO
“toda pedra
tem seu preço”
Iracema Macedo
“Arremedo”

Um comentário:

  1. Meu caro,

    Na minha época de Natal, lá pelos idos dos 60, os cabarés da Ribeira eram mais inocentes do que essas músicas reeiras. E essas bandas de quinta categoria.

    Um abraço.

    ResponderExcluir