terça-feira, 18 de agosto de 2009

Notas de viagem e outras viagens

Cultura 140809

turismo

“Festivais de música contribuem realmente para o turismo?” – a pergunta tem uma razão de ser, especialmente para os britânicos, que, derna a década de 60 realizam festivais memoráveis, muito além de Woodstock.

Foi com essa pergunta no bolso que o jornalista Chris Haslam partiu para entrevistar organizadores, produtores, artistas, autoridades, comerciantes e os moradores das comunidades onde acontecem os grandes festivais do velho Reino Unido (Glastonbury, Isle of Wight, Latitude, T in the Park).

A questão era entender os reais benefícios (e se eles existem, realmente) que os festivais trazem para as comunidades onde são realizados – além dos conhecidos prejuízos: distúrbios, escândalos, barulho, poluição.

A conclusão do jornalista, especializado em turismo, é que os festivais são, atualmente, grandes incentivadores do turismo britânico e têm larga influência na economia das comunidades.

O artigo saiu na revista eletrônica Tourism Insight, mês passado. 

BANDEIRA

A propósito de festivais, Antonio Bivar faz uma bela descrição do da Ilha de Wight, 1970: entre outros, se apresentaram improvisadamente no palco, o próprio Bivar, Gil e Caetano (então no exílio), e Gal Costa, que tinha vindo do Brasil especialmente para assistir o festival.

“Caetano Veloso, num lance político-conceitual, pendurou a nossa bandeira (aquela bandeira!) na frente do palco, com o ‘Ordem e Progresso’ de ponta pra baixo, arrancando aplausos calorosos da ala anarquista do público” – contou Bivar no seu pequeno volume de memórias “Verdes vales do fim do mundo” (LP&M, 1984).

viagem

Manoel Onofre Jr lança livro amanhã, na bat-caverna do Sebo Encarnado, Avenida Rio Branco, em frente ao Banespa (hoje Santander, se não me engano).

O título? “Portão de embarque 2 – Portugal”.

Cheguem por volta das 10h, agüentem a canícula nas entranhas do Sebo, cascavilhem a poeira que empana livros, enciclopédias, velhos LPs – quem sabe encontrem algo do vosso agrado –, e emendem pela lama do beco, samba, suor e cerveja.

SE MEU FUSCA FALASSE

Nesta sexta, sábado e domingo, o Norte Shopping promove exposição comemorativa dos 67 anos da Base Aérea de Natal – a atração fica por conta de uma réplica do 14 Bis.

E amanhã, sábado, os amantes do Fusca exibem seus bólidos de design eterno (no estacionamento).

AMAR é

O nome do bloco é “Amar é”, o lançamento é amanhã, a partir das cinco da tarde, no Vila Folia, e as atrações são o baiano Jammil e as bandas Garota Safada e Forró da Pegação.

Pois.

MUTANTES

Amanhã, no Praia Shopping, 21h, Silvia Sol revisita o repertório dos Mutantes.

Enquanto, uma hora mais tarde, a banda VNV revisita (ou ressuscita) o som black & white do finado (e também mutante) Michael Jackson – no Eclipse Pub (Rua Agnaldo Gurgel Junior, 1948, Candelária).

Heaven

Por falar em Michael, Cefas Carvalho deita e rola em cordel relatando inusitado encontro entre o astro e o “nosso” Virgulino Ferreira.

Ao ver o cangaceiro, o rapaz diz: “Eu devia estar no Céu / Este ao menos era o plano / Nunca fiz mal a ninguém / Não causei nenhum dano” – ao que responde o bandido: Não há engano aqui / Disse rindo o cangaceiro / Cabra mau e safado / Eu conheço pelo cheiro / Dos que merecem o inferno / Você não é o primeiro”

 “O encontro de Michael Jackson com Lampião no inferno” deve ser lançado em breve, no Bardallos.

hell

Cefas bem que poderia se aventurar em encontro ainda mais atual: Dona Dilma versus Dona Lina.

Vala comum

Aliás, salvo engano, os mentirosos são destinados ao 8o círculo do Inferno de Dante – que na verdade tem dez valas, incluindo a de número 2, onde ficam os Aduladores-Lisonjeadores.

Categoria, aliás, de exportação deste Ryo Grande.

MUDANÇA DOS VENTOS

“The times they are a-changin’” – já cantava há quatro décadas Bob Dylan.

É o que me vem em mente lendo o nome de alguns políticos, antes suspeitos, em releases, notas, blogs e quetais, e em companhia, digamos, inusitadas.

Daqui a pouco acontece mais um réveillon. De dez.

Far niente

“Chego na Assembléia. Reuniões de trabalho, rotina parlamentar. Mas assumo: essa chuvinha dá uma vontade danada de estar em casa ‘bundando’.” – do deputado Fernando Mineiro, economizando palavras em seu twitter, ontem.

Que é isso companheiro? Dá pra bundar também na Assembléia, ou não?

Mudança de endereço

A CO2 Comunicação transfere seu quartel-general, de Petrópolis para a Vila de Ponta Negra (Rua João Tó, 292). Para ligar: 3215.5555 

PROSA

“Que você costuma se confundir entre acreditar ser só e ao contrário vir a ser só.”

Marguerite Duras

A doença da morte

VERSO

“Nunca me curei de não ter sido santo.”

Carpinejar

“Nona elegia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário