sábado, 29 de agosto de 2009

She loves you, yeah, yeah, yeah

Cultura 270809

O americano Nick Tosches, uma espécie de Gay Talese lado B, conta em seu “Criaturas flamejantes”(Conrad, 2006, sobre os primórdios do rock and roll), um episódio sintomático: corria o ano de 1976 quando duas adolescentes entram numa loja de discos em Los Angeles, “uma pegou um disco dos Beatles e chamou a amiga: ‘Ei, olha isso! Paul McCartney tinha uma banda antes dos Wings.’”

Hoje, provavelmente, quase nenhum adolescente da e na Aldeia Global sabe que Paul McCartney teve uma banda após a dissolução dos Beatles, e que essa banda chamava-se Wings.

Em vez, neste século 21 que caminha a passos largos, a impressão que se tem é que qualquer recém-nascido já é capaz de balbuciar, assim que possa, claro, três ou quatro melodias dos Quatro Cavaleiros de Sua, Nossa Majestade, o rock. Ou pop. Ou o grande negócio que ainda é a música, independente do acessos livres ou piratas na internet (não tão grande, claro, quanto era há 20, 30 anos).

Pois, se ainda não fosse um negócio razoavelmente lucrativo, não estariam sendo lançados, no próximo dia 9 de setembro, os 13 discos da discografia oficial dos Beatles. E, mais uma vez, remasterizados em chave digital.

A diferença – embora nos mais desconfiados tenha um quê de déjà vu a anunciação – é que a reforma na qualidade sonora das canções atingiu níveis magníficos, esplendorosos, extremos. Os adjetivos, para o que já ouviram o relançamento, não são exagerados. O crítico italiano Gino Castaldo, por exemplo, comparou o relançamento e o trabalho dos técnicos de som ao restauro realizado no teto da Capela Sistina, alguns anos atrás.

O que, por tabela, é também sintomático – ao aproveitar a deixa para comparar John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr ao gênio de Michelangelo Buonarroti. O que, mais uma vez e também, é ilustrativo – ao se entronizar, lado a lado, figuras de séculos tão distantes: o toscano, vivente entre os séculos 15 e 16, e os ingleses, no século 20 (dos quatro, apenas Lennon não alcançaria o século 21).

Noves fora os et cetera, vou contar uma historinha pessoal, também ilustrativa: sempre que eu saio com minha camiseta com as letras garrafais pretas sobre algodão branco, “SHE LOVES YOU YEAH YEAH YEAH!”, não são poucas as pessoas que identificam logo a autoria do refrão, mais pegajoso do que os versos de Claudinha Leitte. Em uma das últimas vezes, o embalador solícito do Nordestão sorriu, cúmplice, talvez surpreso em ver alguém tão velho quanto eu usando uma camiseta de uma banda que parece tão atual hoje quanto quatro décadas atrás.

*

OU TI SIDER

Aurora é o nome do novo blog do poeta Carlos Gurgel – confiram em auroracgurgel.blogspot.com.

Ainda folk

Começa hoje e segue até sábado o XVII Festival de Folclore e Cultura Popular do CEI, com a participação, entre outros, do repentista José de Acaci (da Casa do Cordel) e Erick Lima, ministrando oficina de xilogravura.

COMBO

Bem longe do apito e do suco de maracujá do Senado Federal, hoje tem rodízio de pizza no Budda Pub. Começa às 19h e o cidadão pode comer até às 22h, quando a Orquestra Boca Seca põe todo mundo pra dançar. Cuidado com a indigestão. Cada programa custa R$ 8, e os dois, claro, R$ 16.

Bela Vista

Hoje o Solar Bela Vista promove o seu 3º Sarau Cultural, com atrações várias como o grupo Som Brasil, a banda Cordas Ciganas, a dança flamenga de Bibiana Estevez, o repente de José Acaci e mais um bocado de coisas. De grátis. 18h.

FELIZ

Amanhã tem inauguração do Palhoção, novo bar da AABB, que propõe uma happy hour realmente happy: às sextas, das 19h às 23h. O “conjunto” Linha de Passe ataca de samba de raiz e versões clássicas de Cartola, Dolores Duran e Lupicínio Rodrigues. Ou seja, nem tão happy assim.

Voos

“Ao escrever sobre a sua vida de sabedoria e bom humor, ela reúne reminiscências, depoimentos, registros, emoções, lembranças, que são preciosas lições de vida.” – Olindina Maria da Cunha Lima Freire sobre “Os voos da memória”, da educadora Ieda Pessoa Cortez, que será lançado hoje, 18h30, terceiro piso do Midway.

E que já atualiza a nova grafia no título, sem o circunflexo que a memória insiste preservar.

Hell

“Bem, se estão procurando um santo, não vão achar.” – se tiradas como essa fossem postadas no twitter de Garibaldi Alves Filho (e que ele sacode a três por quatro nas entrevistas televisivas), eu juro que eu aderia à rede de microblogs.

PROSA

“Que outros sons me chegam da infância?”

Rubem Braga

200 crônicas escolhidas

VERSO

e dessa música surgiam meninas – a alvura mesma – / cantando.”

Drummond

“Evocação mariana”

Um comentário:

  1. Esssa camisa é aquela da Ellus? Seria demais perguntar onde tu comprou? Abraço

    ResponderExcluir