sexta-feira, 6 de março de 2009

O Poço de Antagonismos e o Armagedom

Falando em mulher e em suas comemorações, tem release que só reproduzindo na base do copia&cola – o último (ou um dos últimos, sei lá) enviado pela Funcarte começa assim:
“A mulher é, em sua essência, um poço de antagonismos. Rudez e delicadeza, calma e agitação, sensibilidade e insensibilidade se mesclam e produzem esse ser tão complexo e fascinante. Por isso, a mulher merece ter um dia só seu para ser homenageada. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), preparou uma programação que combina, durante sete dias, exposições artísticas, mostras de vídeos, sarau poético e música, todos conectados à beleza e à figura feminina.”
Puxa!
Como é que eu não pensei nisso antes?
Deve ser por isso que tem tanto neguinho no fundo do poço.
Depois, essa duplicidade, beirando a indefinição: rude e delicada, calma e agitada, sensível e insensível. Como numa receita de bolo, misture tudo que sai, sem precisar ir ao forno, esse ser “tão complexo e fascinante”.
Pode ser, pode ser, não duvido que possa até ser considerada uma mulher esse tal ser – mas com certeza há de ter algum problema. Transtorno bipolar, por exemplo.
Acrescente-se a tanta complexidade fascinante uma TPM básica e vocês verão, juro, as portas do Inferno escancaradas.
Tem mais, mais. Tem megalomania na jogada também: primeiro, o release diz que o Poço de Antagonismos merece um dia só pra ele (isto é, “ela”). Daí, resolvem celebrar a data durante um, dois, três, quatro, cinco, seis, ufa, sete dias.
Mas, tudo bem, tudo bem. Afinal, tudo vai estar conectado “à beleza e à figura feminina”.
Ou seja, as feias que me desculpem, mas, por favor, passem do outro lado da calçada da Capitania.
A programação inclui entrega de medalhas (dia 6), coletiva de artes visuais (também dia 6), exposição fotográfica (ainda no dia 6), sarau poético (adivinhem? – dia 6), e mostra de documentários em curta-metragem (dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20). Os vídeos são do programa Toda Beleza do Canal Futura, e questionam – olha só – o lugar-comum que impõe a existência de um único padrão de beleza.
No final das contas e no frigir dos ovos, as comemorações e homenagens – boas, muito boas – se resumem a um único dia mesmo: o resto é uma mostra de vídeo (por sinal organizada pelas meninas do Coletivo Leila Diniz, e que a Funcarte mui simpaticamente pegou carona).
*
SANATÓRIO ESTELAR
Outro email maluco que recebi é o que segue:
“Nem o Criador de Tudo tem controle sobre os deuses (Gênesis 6, Salmo 82, 86, Desafio de Elias, etc. etc.) em suas disputas por Canaã, que começou logo após o Dilúvio (10500 a.C) e teve seu ponto culminante em 2000 a.C. com uma guerra nuclear que dizimou a população Suméria e teve como conseqüência a declaração de Marduk Deus Supremo da Babilônia e dos Quatro Cantos da Terra, forçando Nannar-Sin, deus de Ur, a prometer uma nova terra (Canaã) a Abraão, que a Ur não quis mais voltar e submeter-se a um deus adversário. Mais tarde, 1400 a.C., Javé (El/Nannar-Sin) cumpre a promessa a Moisés criando o Reino de Israel, tentando consolidar o Monoteísmo a partir do Desafio de Elias, onde derrota seu filho Baal deus dos Cananeus em 900 a.C. Cansados de guerras e mortes, os deuses deixam a Terra por volta de 600 a.C., rumo a Nibiru, que passava entre Marte e Júpiter em sua órbita de 3600 anos, menos Marduk, que aqui morreu, e Nannar-Sin, que talvez entre nós esteja.”
O remetente é um tal Júlio Cesar Dalcin. Desconfio que Dalcin seja o alterego de Alex de Souza, me sacaneando.
DIREITO
Na contramão das comemorações edulcoradas do Dia da Mulher, o Coletivo Leila Diniz promove, desde ontem, no Natal Shopping, a exposição “Aborto e direito das mulheres”.
SOL & LUA
Quem é do mar não enjoa, quem é do rio, também. Próximo domingo, 8, um catamarã partirá do Iate Clube às 16h30 para um passeio de cerca de três horas, incluindo o famoso pôr-do-sol no Putigy.
Além do sol, da lua, de dois drinques e de aperitivos “surpresa”, os 25 passageiros acompanharão o balanço de Sueldo Soaress (com dois “s” mesmo, aliás, quatro) e Cássio Duarte.
Quem é nativo paga R$30, quem de fora R$40. Informe-se: 3088.1833 e 9999.4499.
MULHER NO PASSO
Amanhã tem “caminhada da mulher” no calçadão da Avenida Roberto Freire, a partir das 15h30.
Quem levar um livro usado ganha uma camiseta.
A caminhada é da mulher, mas homens, crianças e – por que não? – animais, podem participar.
Só não vale dar uma de Luma de Oliveira e usar coleira.



PROSA
“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.”
Moisés
Gênesis
VERSO
“Sê a fruta posta à mesa
A mesma fruta comestível
Por nossa fome meticulosa.”
Sanderson Negreiros
“Sê a fruta...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário