segunda-feira, 27 de julho de 2009

Casinha pequenina


Olha que coisa interessante: na Casa dos Governadores (Avenida Hermes da Fonseca, 1009, Tirol, nesta Capital) será montada mais uma dessas exposições de arquitetura, paisagismo e decoração – cada vez mais confusos os limites entre essas áreas.

Interessante? isso?!?

Não, não – interessantes são os nomes escolhidos para batizar os nomes dos ambientes: Jardim da Arte, Sacada dos Pássaros, Quarto da Moça, Banho dos Filhos, Sala do Café da Família, Saleta das Estrelas, Cozinha das Ondas e Banho das Marés.

E ainda por cima é na Casa dos Governadores.

Mas, desculpa aí: quem mora numa casinha assim não pode ser governador coisa nenhuma – é, no mínimo, lugar ideal para uma Branca de Neve e os sete anãozinhos. Ou para Cinderela. Para príncipes e princesas enamorados ou para a inteira Família Dó-Ré-Mi. Pra quem vive com a cabeça nas nuvens e os pés – distraídos – pisando estrelas, astros, constelações.

O evento tem também outras características, digamos, mais pé-no-chão, mais sintonizadas com os tempos modernos entre o glamour e a crise. E, claro, tem um “conceito” – o desta exposição é “apresentar ambientes chiques, sofisticados e genuinamente brasileiros, com preços acessíveis e dentro do conceito de sustentabilidade.” (Que ninguém se engane: se você ler numa frase a palavra “conceito”, inevitavelmente no mesmo parágrafo você também vai topar com “sustentabilidade”.)

É a primeira vez na história desta City que o evento – que é nacional e acontece este ano em outras sete capitais – aporta por aqui. Uma cidade, como se sabe, chique, sofisticada e genuinamente brasileira. Por mais contraditórios que os termos pareçam ser.

*

GIROBUSINESS

Para os interessados em participar do evento (agendado para outubro/novembro), haverá uma primeira reunião de trabalho/rodada de negócios: depois de amanhã, 29 de julho, a partir das 15h. Informações: 3202.5438.

NOBLESSE OBLIGE

Uma leitora que prefere o anonimato à fama e à celebridade, e diz não ser “uma sem-noção ao ponto de seguir políticos ou socialites ou herdeiros provincianos papa-jerimuns”, explica a etiqueta do twitter: “Ao divulgar seu (ou de qualquer um) usuário ou conta, não se faz necessário o uso do endereço www.twitter.com/, bastando apenas o símbolo @, que em português tem a horrível tradução de ‘arroba’. Prefiro o charmoso ‘at’ do inglês, apenas por questões sonoras...”

Entendi.

Ou não: quer dizer que existe vida inteligente no twitter além dos “políticos ou socialites ou herdeiros provincianos papa-jerimuns”?

Titanic

Profissional discreta que é, Fabiana Veras não diz por que entregou o seu cargo de superintendente comercial e de marketing do Diário de Natal – mas não é preciso uma imaginação fértil pra deduzir duas ou meia-dúzia de razões.

Que o DN entrou pra famosa lista do “já teve” uma delas.

Profissional competente que é, Veras já analisa algumas propostas.

Auxílio-alimentação

Cada dia mais animada, a Feira do Livro de Mossoró (que estréia daqui a uma semana) promove o clássico almoço com as estrelas, digo, com os jornalistas. Amanhã, em um restaurante de Petrópolis, meio-dia em ponto.

Não precisa mostrar diploma.

ativo/passivo

A Fundação Zé Augusto continua fazendo o que sempre fez – ou seja, nada, ou muito pouco, máximo uma ação aqui outra ali, apenas para reforçar a passividade de sua política cultural.

Eu disse “ação”? Não poucas vezes, quando age, limita-se a ser apenas um canal para o repasse federal das ações e iniciativas do Ministério da Cultura.

Na esteira desse modus operandi, hoje e amanhã acontece o Seminário do SNC (Sistema Nacional de Cultura). A intenção é reunir desde as clássicas autoridades e gestores públicos até produtores e membros dos conselhos estaduais e municipais de Cultura. Deve vir gente de todo este vasto e devastado Ryo Grande.

Na Biblioteca Zila Mamede, UFRN.

FOMENTO

Estão abertas as inscrições para o edital nacional 2009 do Natura Musical, que em sua quarta edição traz uma nova categoria “Turnês individuais”. É um bocado de dinheiro (só para a categoria “Fomento à música”, a fabricante de cosméticos destinou R$ 1 milhão), mas para ser dividido por candidatos de todo o território nacional.

O objetivo, segundo o sítio, é “estimular e difundir a música raiz-antena”, resultado do encontro entre os ritmos tipicamente brasileiros com “idéias e sonoridades universais”.

Os nativos deste Ryo Grande se liguem, pois: as inscrições se encerram no comecinho de setembro.

PROSA

“Quando ela levantou o vestido justo de seda outra vez, ele pensou que a expressão de incerteza no rosto dela espelhava a que estava estampada no seu.”

Ian McEwan

Reparação

VERSO

“Não sei, amada. Sei apenas / que navego e circunvago à vaga / do teu corpo em brilho da estrela d’alva.”

Gilberto Avelino

“Noturno IX”

Nenhum comentário:

Postar um comentário