quinta-feira, 16 de julho de 2009

De reis, rainhas e máscaras


BLOOMBERG

O que é a vida para quem aposta, não na Bolsa de Valores, mas na bolsa dos valores, das vastas emoções e pensamentos imperfeitos (confiram coluna de ontem): pois, um dia atrás o sobrescrito sentia-se o próprio miliardário com vários itens das cotações à disposição – hoje teve queda na bolsa. Mas nada de crash ainda.

gestual

O professor Vicente Serejo abriu o ciclo de conferências que a loja maçônica Bartolomeu Fagundes inaugurou ant’ontem, dia da tomada da Bastilha: falou durante 40 minutos sobre a “Revolução Francesa e a liberdade de expressão no Brasil”. Assim, de improviso, sem papel diante dos olhos, sem notas de socorro, nem teleprompter (como se diz “a braços soltos”).

gestual II

Lembrou aos maçons presentes que foi a burguesia quem derrubou a Bastilha – não o povo, nem os movimentos de esquerda de antão. E resumiu o lado patético dos donos do poder ao descrever a figura carnavalesca de Luís XIV adentrando o palácio – dois galgos na coleira – e gritando: “L’état cest moi”.

gestual II

Não é segredo pra nenhum maçom que de Luíses XIV, XV, XVI etc. este Ryo Grande os tem e abriga em abundância. Mais até do que camarão de viveiro. A única diferença é que estes ao menos são exportados.

gestual III

Ao lembrar dos arroubos de Luisinho Décimo-quarto, o sobrescrito (fantasiado de Luís XIV na corte de Simone de Beauvoir) acrescentaria: “si l’état cest moi, l’enfer sont les autres”.

JURA

“O trabalho do júri não é criticar, mas sim incentivar” – de Iaperi Araújo, presidente do júri do FestNatal 2009, que será aberto com o 9º Festival do Vídeo Potiguar, próximos 21 e 22, 18h, no SEBRAE, sessão única, de grátis.

PERSONA

Amaro Lima (herdeiro, entre outros atributos, do legado artístico do tio Antônio Bento) ministra Oficina de Maquiagem de 23 a 29 de julho, no Teatro Alberto Maranhão. As aulas acontecem à tarde, das 14 às 19h e são de grátis.

Amaro vai falar, entre outros temas, sobre a história da maquiagem e técnicas de envelhecimento e caracterização.

PERSONA II

No mesmo local e período (horário diferente, a partir das 17h), e de grátis também, Ronaldo Costa ministra Oficina de Iluminação, onde aborda diversos temas como eletricidade básica, variáveis da luz, histórico da luz no teatro ocidental, equipamentos de iluminação cênica, sistemas analógico e digital e etapas de um projeto de luz.

PERSONA III

Como as oficinas acontecem paralelamente, espera-se uma interação entre os participantes das duas.

Inscrições no TAM, informações pelo número 3232.9702.

PERSONA IV

Nunca é demais lembrar que, antes de ser “tio de Amaro”, Antônio Bento era já um dos maiores críticos de arte destes Tristes Trópicos e responsável pela vinda de Mário de Andrade ao Ryo Grande. Bento era amigo do autor de “Macunaíma” e inspirou um dos personagens.

PERSONA V

Como também nunca é demais lembrar – e cobrar – à Fundação Zé Augusto a reedição de “Manet no Brasil”, um clássico de Antônio Bento, publicado originalmente em 1949, ano do centenário da vinda do pintor ao Brésil, e prometida pelo próprio presidente Crispiniano Neto.

Subindo a serra

Paralelo – olha só – às Oficinas de Maquiagem e Iluminação, acontece o 6º (já?) Festival Gastronômico e Cultural de Martins (de 23 a 26 de julho).

Enquanto 2010 não chega, a disputa eleitoral promete esquentar as baixas temperaturas da serra: no páreo, os chefes (de cozinha, claro) Aparício Ferreira (Hotel Rifólis), Erilson Bonifácio (Pinga Fogo), Fábio (Mazzano), Márcio Maciel (Talher), e Sandro (from Caicó City).

Oficinas em banda de lata, desde como usar a tal flor de sal até como fazer um fondue sertanejo (enquanto o sommelier Rodrigo Lima vem com uma oficina mui interessante – “Harmonização de vinhos e cozinha regional” – que deve ser muito útil quando o cidadão quiser comer uma buchada e ainda fazer bela figura para a/o acompanhante).

descendo a serra

Pra justificar o aspecto “cultural” do banquete, o festival apresenta uns shows (Alcimar Monteiro, Eliane, Isaque Galvão e um tal Sax in Bach, entre outros) e convidou Osair Vasconcelos pra conversar com alguns autores, entre eles François Silvestre, que, imagino, aceitou porque tá por ali mesmo e tal.

PROSA

“Aqui ninguém leva a sério o fim do mundo.”

Bioy Casares

Histórias fantásticas

VERSO

“um cavalo solitário / disfarça o tédio / mastigando a paisagem”

Diva Cunha

“um cavalo...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário