sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fofocas


A fonte é fiel, diga-se de passagem: o próximo “High school music” não vai contar nem com Gabriela nem com Zac Efron.

A fonte é fiel, mas se confunde: me diz que a Gabriela personagem tem o mesmo nome da atriz que a interpreta. (Não, não tem: o nome da menina é Vanessa Hudgens.) Já quanto a Zac Efron não há engano: a fonte sabe que é o nome do ator e não do personagem (que se chama Troy nos três números do musical).

– E por que não vão participar, se são os protagonistas e fazem sucesso? – pergunto à minha fonte, com todo cuidado para que não se assuste e desista de revelar o tão terrível segredo.

– Porque Zac Efron é um drogado – me diz, séria. E porque botaram umas fotos de Gabriela, nua, na internet.

Está indignada, a minha fonte. Tão indignada, que já desistiu de assistir a seqüência do filme, a quarta. Sua atenção agora volta-se para o horário das sete da noite, de segunda a sexta: é quando passa a série “Isa TKM”, num desses canais a pagamento.

– Quem é mesmo Isa TKM?

– Na vida real é Maria Gabriela. Tem 15 anos, e a personagem também – me explica minha fonte, enquanto não desgruda os olhos da TV. E continua:

– Quando ela nasceu a mãe entregou para adoção. Tem também o Alex... o nome dele é Reinaldo Peche. (Não, não é, devo corrigir a minha fonte: o nome do ator é Reinaldo Zavarce.)

– Eles são apaixonados? – pergunto, já prevendo a resposta.

– Sim – diz, e acrescenta:

– Na vida real também. Terminaram, porque o Alex mentiu porque quis ficar com Cristina.

– Mas só no filme – se apressa em esclarecer.

É claro que torce pelo romance dos dois, seja na vida real seja na tela de TV, mas já se dá por satisfeita se rolar romance ao menos em um dos lados da realidade. Minha fonte não é assim tão ingênua: parece conhecer bem a fronteira entre o mundo real e o virtual, e passa de um para o outro e vice-versa com uma agilidade bem mais madura do que seus oito anos incompletos.

Sim, minha fonte tem sete anos, mas já sabe que seus ídolos podem mudar a cada estação e que alguns deles se drogam e abusam da internet e por isso são castigados.

Obviamente que, aos oito anos, não lê jornais nem freqüenta blogs, a não ser aquelas páginas oficiais dos canais infantojuvenis a pagamento – onde, com certeza, ninguém fala em drogas nem em nudez. De onde tirou então essas informações sobre a vida pessoal das jovens celebridades? De conversas com as amigas e colegas de escola, claro. E como elas chegaram a essas conclusões? De uma rede muito mais antiga do que sítios internáuticos, blogs e twitters (e que estes só fazem amplificar e agilizar a velocidade de divulgação): o velho boca-a-boca, a velha e consagrada fofoca, esporte mundial preferido de dez entre dez habitantes do planeta.

*

quitanda

Embora confie na fonte acima (é minha filha, claro), não poderia afirmar, aqui, que Troy-Zac seja realmente um drogado, nem que Gabriela-Vanessa andou se exibindo em fotos nada pudicas na net: eu deveria checar, pesquisar, mínimo dar umas googleadas etc. e tal.

Ou então aderir ao Twitter. Ou criar um blog. Ou abrir uma quitanda de secos & molhados.

LOBOS

Boa pedida para a noite de domingo, o coral Harmus homenageia Villa-Lobos, acompanhado da Brazuka Jazz from Mossoró City. Ingresso baratinho: R$ 5.

No TCP, Fundação Zé Augusto, 19h.

jardins

E no sábado, mañana, dê um pulo nos jardins do Palácio da Cultura, ex-do Governo, e se esbalde ao som do maestro Franklin Novais, mais uma penca de artistas, entre eles as lendas quase vivas Cabrito, Marcelus Bob e Raul (Alcatéia Maldita). Que comemoram os 15 aninhos da Samba (do Beco da Lama). A partir da hora do ângelus.

palhaça

Adelvane Néia é palhaça – mas ao contrário de outras é palhaça por profissão e está comemorando 20 anos de carreira. Nada a ver com Tiririca, claro. Confira no espetáculo “A-MA-LA”, sábado e domingo, na Casa da Ribeira, sempre às 20h.

COBRA

Enquanto hoje, a partir das 20h, tem mais um Café com Letras no Vale do Pium.

O destaque é a peça “Chico Cobra e Lazarino”, de Racine Santos, com direção de Beto Freitas.

PROSA

“Não ter raízes era não ter nada.”

Ian McEwan

Reparação

VERSO

“Se cresces em desejos, / eu em anseios cresço.”

Gilberto Avelino

“Noturno XVI”

Nenhum comentário:

Postar um comentário