quinta-feira, 9 de julho de 2009

La prima donna e as outras damas


Hoje à tarde a senhora Sarkozy desembarca na Itália. Até aí nenhuma notícia: começou ontem mais uma reunião de cúpula do G8. Começou vírgula: para Carla Bruni não, que ontem o programa era apenas pras primeiras-damas. E La Bruni não é uma primeira-dama qualquer, ela é a razão de ser do suposto homem-forte da França. Sem Carla, Nicolas é Picasso sem tinta, Ferrari sem combustível, Sinatra sem resfriado e Gay Talese sem o famoso perfil de Frank que o consagrou. Pois.

Hum. Noves fora o joguinho besta de frases acima, a senhora Bruni Sarkozy desembarca hoje na Itália, já disse, mas desembarca direto onde os chefões do mundo, seu maridinho um deles, se encontram: em L’Aquila, nos Abruzos. (Vocês hão de lembrar: houve um terremoto daqueles, ali, vésperas da última Páscoa, e os países ricos acharam por bem discutir, em meio aos escombros de uma catástrofe natural, para aonde caminha a humanidade e seu desejo doido de provocar catástrofes artificiais. Sintomático, pois.)

Carlota justificou o abandono do convescote de mulheres (mesmo sendo essas as first ladies mais poderosas, literalmente, da Terra) porque, disse, prefere estar no meio da gente que sofre, entre as tendas do campo de desabrigados. Vai dar uma passadinha também na igreja de Santa Maria Del Suffragio, a escolhida pelo governo francês para bancar a reconstrução ao custo de 6,5 milhões de euros. Não duvido que ajoelhe e, ajoelhando, se disponha a rezar. Não duvido que funde nova religião, Santa Carla B. S. Del Suffragio – legal, assim até eu acredito em deus.

égolité

A imprensa italiana não deixou barato: disse que a primeira-dama da França preferiu uma vitrine só para ela a dividir os holofotes com o resto da mulherada. À parte o ego, o recado foi claro: Comequié? um G8 para os homens, outro para as primeiras-damas? Pois, eu fico com o primeiro – parece dizer a moça, a Mulher, a primeira entre as francesas – que, aliás, é italiana de nascimento.

Perdeu, La Bruni, a benção do santo papa. Perdeu, La Bruni, o almoço das damas, realizado ontem na Terrazza Caffarelli, onde se avista uma das mais belas imagens de Roma. O cardápio é por conta do chefe (alemão) Heinz Beck, do La Pergola, restaurante do hotel Rome Cavalieri, três estrelinhas no Michelin.

Querem saber o menu? Pois, alcachofras fritas, rabada, filé de vitelo, filé de peixe crocante acompanhado de salada de ervas do campo, medalhões de lagosta, e as clássicas bruschette com tomate e azeite de oliva.

Para a primeira-dama da Índia (que, não, não é Juliana Paes), Beck preparou um menu especial, sem carne, peixe ou derivados: salada de aspargos e morangos com vinagre de Modena envelhecido 50 anos (!), risotto alle erbe, pasta crocante com verduras mediterrâneas.

Como se pode deduzir, nada que altere as curvas de Carla Bruni. A questão, mesmo, é que todas as atenções serão para uma outra moça, talvez menos bonita e desejada que a ítalo-francesa, mas com um fascínio além das curvas: Michelle Obama.

As mulheres, se sabe, mesmo as mais inteligentes e bonitas, adoram ter rivais.

*

BUONA GENTE

O mundo pode ser globalizado, mas todos os vinhos do almoço das mulheres, ontem, eram italianos – anotem aí, enófilos, enólogos, sommeliers deste Ryo Grande: Berlucchi Franciacorta, San Vincenzo Anselmi, Brunello di Montalcino Biondi Santi, Malvasia di Salina Conte Tasca.

O mais caro não custa mais que 65 euros (uns R$ 170) – o que prova que os ricos de verdade sabem beber.

FRASE

Cada uma das first ladies também ganhou de presente uma bolsa, feita com material reciclado e com uma frase exclusiva bordada a mão por mulheres do Camarões – a de Michelle diz: “As mulheres enfrentam a luta”.

TARA

Tendo em vista o apetite do anfitrião, espera-se proteção extra para a senhora Sarkozy. Silvio Berlusconi é daqueles que, mijou de coca e não foi sapo, ele encara – Bruni então.

ZENBUDDISMO

Hoje tem Jubileu Samba Jazz Trio, em nova formação; amanhã Iggor Dantas recebe convidados; sábado Paralela (?) se encontra com Os Gigantes (??) – tudo na programação do Budda Pub.

O couvert às quintas custa R$ 8, a partir das 22h30.

A partir da próxima semana (16, 17 e 18), o Budda acolhe o Natal Blues Festival, com nativos e gringos, entre eles o americano Will Smith e o argentino Adrian Flores.

OVELHA NEGRO

Hoje tem Dany Negro cantando Rita Lee. No Praia Shopping. 20h30.

PROSA

“Quero aprender como se faz um passarinho.”

Fausto Wolff

A imprensa livre de

VERSO

“O que quer que me sulque até a raiz será você”

Walt Whitman

“Folhas de relva”

Nenhum comentário:

Postar um comentário