segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Fazendinha Pocotó

Leio nas folhas, nos blogs, nas assessorias de imprensa, formais, informais, oficiais e oficiosas, que tem um novo espaço na City de nome, assim, digamos, retumbante: Fazendinha Pocotó.
Isso mesmo: Fa-zen-di-nha-Po-co-tó.
Pocotó, todos sabem, é onomatopéia infantil para o som das patas dos eqüinos: pocotó, pocotó, pocotó, pocotó pocotó pocotó – e lá vai o cavalinho pelos campos em flor, veredas deste Saartão de espinhos e dunas.
Achei lindo. E significativo nesta cidade... peraê... eu ia digitar “de bestas”, mas que têm as bestas a ver com isso? Deixa pra lá. Bestas, cavalos, éguas, jumentos. Carroças. Carroceiros. Achei lindo o nome. E só. E simbólico, sim.
Me lembrei logo dos aniversários dos pimpolhos dos políticos locais. Não se enganem com esses pivetes travestidos de anjinhos inocentes e suas carinhas estampadas nas colunas sociais – o rapazinho ou a mocinha que apaga as velinhas enquanto os garçons servem Moët & Chandon e Veuve Clicquot pode ser um futuro governador ou governadora daqui a algumas décadas.
Pois, é disso que se trata a Fazendinha Pocotó. Um novo espaço para festinhas infantis. Agro-espaço. Tem marreco? Tem. Tem mini-pônei? Tem. Tem vaca? Tem, sim, mas mini também, que é pra não assombrar os rebentos. Que mais, que mais? Galinha, coelho, cabra, cabrito. Enfim, a Fazendinha, né?
Maravilha.
As secretarias de Agricultura e de Recursos Hídricos podiam lá fazer suas celebrações. A secretaria de Turismo, também – hoje em dia tem menino da cidade, mesmo de Nãotown, que só viu vaca ou frango na tevê, máximo num hambúrguer do McDonald’s. Ou do Bob’s. ou do PittsBurg – pra não dizerem que estou fazendo merchan preferencial pra ninguém. Epa, faltam ainda o Burger King, o Habib’s, o Subway. Bom, quem achar que não foi citado, cartinhas pro jornal que a gente publica.
Seguindo (pocotó, pocotó) a prosa, a Fazendinha Pocotó me lembrou também outra denominação desta Capital Espacial do Brazil e Ar-mais-puro-das-Américas: o epíteto de Fazenda Iluminada. “Natal é uma Fazenda Iluminada” – quem foi mesmo que disse isso, pra simbolizar o nosso provincianismo entranhado, nosso bairrismo arraigado, nosso jecatatuísmo desenfreado?
Pois, agora essa Fazenda Iluminada, esse Arraial de Palumbo, esse gastar “200 pro galado da oca ao lado não ganhar 20”, pode comemorar mais um título: Fazendinha Pocotó.
E vou-me, em busca de crepúsculos – pocotó, pocotó, pocotó.
*
10%
A citação do “200 versus 20” acima é do poema épico “O alvissareiro” – Adriano de Sousa pega emprestado de Cassiano Arruda Câmara e subverte ao seu gosto, prazer e sarcasmo a frase célebre, epitáfio e epígrafe desta City.
Como já disse aqui, neste espaço, há tempos, Cassiano não é o autor, mas um dos grandes divulgadores da expressão que tristemente nos resume.
ESPARTA & ATENAS
Só agora descubro que existe uma Copa Robinson Faria de Football amador, já em sua oitava edição, reunindo um bocado de time do interior deste Ryo Grande.
Mas nem tudo é Esparta na agenda do pretenso candidato (a governador ou vice-governador) – há espaço também para um lado Atenas: o deputado enviou dois requerimentos ao Governo de Todos solicitando; um, a criação de um comitê gestor para o Plano Estadual de Leitura Literária nas Escolas; dois, a realização de uma pesquisa sobre a real situação do analfabetismo neste Ryo Grande.
Como eu ouvia na infância, no então Castelão, de um amigo do meu irmão: “Quem não faz, leva.”
PROF
Em tempos de greve dos professores – salário ridículo de menos de hum mil reais – imperdível deve de ser o filme francês que estreou sexta passada no Moviecom: “Entre os muros da escola” – a boa crítica dele só faz elogios.
A curiosidade é que o ator protagonista é não apenas um professor de verdade, mas autor do livro que inspirou o filme: François Bégaudeau.
Mas, se liguem, é exibido em horário único, 16h30.
ELITE TOP MODEL
A produção do show do Tihuana dá um show de informação – como a coluna é mal-informada e perguntou sexta passada, às 8h31 já recebia email:
“A atriz Camila Camargo, filha do cantor sertanejo Zezé de Camargo, é um dos nomes convidados [...] para o show exclusivo do Tihuana em Natal [...]. Atualmente, a irmã mais nova de Vanessa Camargo está atuando na novela Revelação, do SBT. Outro nome [...] é o ator Bruno Udovic, que atualmente está em cartaz com a peça Motel Paradiso de Juca de Oliveira. Bruno já atuou em novelas como Sinhá Moça e Malhação. [...] a atriz Paola Maya, sobrinha e assistente de direção do diretor Wolf Maya [...] estreou no Teatro Musical, ao lado de Totia Meirelles, no Musical Garota Glamour do próprio Wolf Maya. Logo em seguida estreou na TV, na novela Duas Caras, como a cantora Gospel Rebeca, filha do Pastor Lisboa, que teve morte trágica na invasão da Portelinha. Além de atriz, é coreógrafa, tendo como último trabalho feito o especial Xuxa e as Noviças, que foi exibido no Natal de 2008, na Rede Globo.”
Eu não falei que eles eram importantes?



PROSA
“mas o que tem uma vaca com um cavalo, um cavalo com uma ovelha, uma ovelha com uma lagartixa, uma lagartixa com um avestruz?”
Mario Quintana
A vaca e o hipogrifo
VERSO
“e não somos todos burgueses
ou menos”
Adriano de Sousa
“O alvissareiro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário