sexta-feira, 24 de abril de 2009

Notas de sexta e outros dias

FUTEBOLEIROS
Alex Medeiros já dobrou o Cabo da Boa Esperança: contabiliza mais de 70 crônicas das 100 que resultarão em livro a ser publicado ano vindouro – todas, claro, sobre football. A Ediouro deve publicar.
CRAQUES
Quem também lança livro de crônicas é Rubens Lemos, filho. Para meados do ano. O prefácio é de Vicente Serejo, orelha de Adriano de Sousa, “testemunho” de Erick Pereira e ilustrações de Joca Soares.
No prefácio, Serejo recorda o menino Rubens entrando na redação do Diário (no tempo em que havia Diário) pela mão do pai, de quem herda, entre outras coisas, a paixão pelas traves.
Crônicas sobre o ópio do povo, se não são o único mote, devem comparecer – numa, recente, postada em seu blog, escreveu Rubinho, sobre tempos idos: “Os craques mandavam porque sobravam.”
O que prova e comprova que, derna os tempos de Nelson Rodrigues, as chuteiras calçam bem as metáforas deste mundo além do gramado.
HERANÇA
Falando em Serejo, o cronista segue no seu papel de avô – agora de Sarah, três dias hoje, e que Rejane Cardoso já descobriu ter uma santa por trás do nome: Santa Sarah, protetora dos ciganos.
FUTURO
Domingo, façam as contas, é aniversário de Manoel Dantas: 142 anos, se vivo estivesse.
Invés, viva, muito viva, sua conferência “Natal daqui a cincoenta anos”, datada 1909.
A revista Perigo Iminente – já citada por aqui e que homenageia autor e texto – periga não sair ainda em abril, caso a Fapern não se decida pela sua publicação.
DIÁRIO
Homem de mil instrumentos, Manoel Dantas também fundou o primeiro Diário do Natal, em 1893. Durou dois meses, esse primeiro Diário.
Em 1909, proferia à platéia que lotou o salão de honra do Palácio do Governo:
“Os senhores, se forem supersticiosos, quando tiverem a crueldade de querer desgraçar um inimigo, basta rogarem-lhe uma praga:
– Permita-me Deus que sejas jornalista no Rio Grande do Norte!”
TRÁFEGO
Cem anos depois de Dantas (que previa para meio século atrás “tubos pneumáticos, aeroplanos, tramways e ascensores elétricos” como meios de transporte), os edis da Câmara Municipal desta Capital andaram discutindo o tráfego de caminhões pesados pelas ruas da City.
Bom, muito bom: sem falar nas carroças, nos burros de carga, nos cadeirantes pedindo esmolas nos sinais, e nas Ranger Rovers, claro, vou dar um exemplo só: na Amintas Barros, lateral de uma concessionária de automóveis, o sobrescrito já presenciou em mais de uma ocasião e em plena tarde o desembarque de novos veículos – sem dono ainda, e já atravancando o trânsito.
TRANSPOSIÇÃO
Estreou esta semana e segue de segunda a sexta (7h40-8h10), o programa que marca a transposição do jornalista Osair Vasconcelos do papel-jornal para o papel de apresentador de TV: o nome do programa é RN Acontece, e o canal a Band local.
RECEITA
Açúcar, aveia, castanha, coco, farinha, flocos de milho, gergelim, linhaça, passas e sal – é a receita da jornalista Eliade Pimentel não apenas para preparar granola, mas para escapar da crise e se virar nos trinta: ela aceita encomendas (o que inclui, também, biscoitos de aveia, petit four, bolos de frutas, quiches e “uma deliciosa torta integral de bananas”).
Ficaram com água na boca? Liguem 9142.3289 ou 8821.1628.
DELIVERY
A Garagem Hermetica Quadrinhos (GHQ) fechou, mas Milena Azevedo continua na ativa – vez em quando reúne antigos e novos clientes em praças de alimentação de shoppings para entregar encomendas e bater-papo. Quem quiser comprar quadrinhos pode ligar: 3082.4505 ou 8843.2901.
WETUBE
A descrição é do mudernoso Vlamir Cruz: “Marcelus Bob e Bob Crazy, em presepada de dois e ainda cooptando um incauto taxi driver, a quem convenceram atropelar um deles em plena Rua João Pessoa, realizaram uma performance (?) em homenagem ao saudoso cientista Albert Hofmann, inventor do LSD, que agora em abril faz um ano de moradia no pó das estrelas.”
O vídeo-presepada, claro, está no YouTube: www.youtube.com/bobcrazybrasil.
ARTESCOLA
Abre hoje, 19h30, Capitania das Artes, e segue até o fim do mês, a coletiva que reúne as produções artísticas dos alunos do Instituto Educacional Casa Escola, marcando o lançamento da agenda escolar 2009, sob o tema “passos pequenos, metas ousadas”, com ilustrações de nomes como a caricaturista Daniele Almeida, o fotógrafo Fernando Chiriboga e a designer de jóias Valéria Françolin.



PROSA
“Tempo é que de lá da asa deste sonho, volva olhos ao passado, onde dormem talvez esperanças mortas e ilusões perdidas.”
Manoel Dantas
Natal daqui a 50 anos
VERSO
“O futuro, fantasma de mãos vazias,
Que tudo promete e nada tem.”
Victor Hugo
“As vozes interiores”

Nenhum comentário:

Postar um comentário