quinta-feira, 23 de abril de 2009

Notas de quinta e outros dias

CAL
A demissão do jornalista Cassiano Arruda Câmara, ontem, foi a última pá de cal sobre um jornal ansioso em se desfazer do seu passado, em revisar (ou revisionar) seu presente, mas sem nenhum projeto claro – ao menos público – para o seu futuro.
Eu disse última? – Ao menos que tenham confundido Paulo Macedo com o mobiliário, ainda resta um último moicano.
RODA GIGANTE
Roda Viva não vai fazer falta: muito provavelmente algum jornal já fez proposta ao jornalista para – como na letra de Chico – carregar a coluna pra lá.
E ainda existe o velho sonho de se criar um novo.
CINECLUBE
É hoje que Lívio Oliveira lança seu CD “Cineclube” – dele, mas também de Babal, e com as participações especiais de Joca Costa, Geraldo Azevedo, Khrystal, Valéria Oliveira, entre outros.
Na Capitania das Artes, subida da Ribeyra, 19h.

É hoje a abertura da exposição “Fé na paisagem”, da artista plástica caicoense radicada na Guanabara, Jussara Santos.
Na Galeria Newton Navarro, Fundação Zé Augusto.
ÍNDIOS
É hoje, 14h (e segue até próxima quinta, 30), a abertura da exposição fotográfica “A presença indígena no Rio Grande do Norte: afirmação de identidades”, dentro das comemorações da semana do índio. No Museu Câmara Cascudo, de grátis.
SUOR
É hoje, 9h, que os excelentíssimos deputados deste Ryo Grande, por iniciativa de Fernando Mineiro, recebem o povo (ah, o povo) para audiência pública – em pauta, políticas de saúde do trabalhador.
MORAR
Aberta em Sampa (e até 30 de maio) a exposição “Habite-se”, cujo título remete ao tradicional documento onde a prefeitura atesta as condições de um imóvel para ser habitado.
São 48 fotos e vídeos-depoimentos dos moradores dos prédios São Vito (o popular “Treme-treme”) e Mercúrio (ambos no centro da capital paulista), que acompanham as desapropriações dos dois edifícios há mais ou menos seis anos.
“A idéia”, segundo um dos artistas participantes, “é discutir políticas públicas, revitalização do centro”.
(A idéia, digo eu, podia ser acompanhado por artistas locais – o derruba-derruba por estas ribeyras é tão intenso que daqui a pouco nem retrato na parede nem nada.)
Na Galeria Olido, plena Avenida São João.
MARCA ZERO
Semana passada o B-52’s andou se apresentando por estes Tristes Trópicos e reanimando a moçada (modo de dizer) órfã da New Wave oitentista.
A vocalista Cindy Wilson confessou ao UOL que a logo da banda foi criada pelo seu então e ainda marido, à época estudante universitário de publicidade: o rapaz tirou zero, mas a banda manteve a marca.
666
Se você crê em deus, fuja do Praia Shopping amanhã à noite: estréia no Moviecom, 21h45, “Iron Maiden: flight 666”, documentário que percorre os bastidores de uma turnê da banda por 13 países a bordo de um 757.
Sem usar nenhuma cota parlamentar.
PLANO C
Aliás, sobre outro plano (de vôo), ontem a deputada Fátima Bezerra confessou ter gasto R$ 320,22 referentes à taxa de embarque numa viagem a Buenos Aires e Santiago do Chile. Aproveitou para reconhecer que a maioria dos deputados usa equivocadamente mas não ilegalmente a cota parlamentar de passagens.
É sempre bom lembrar – aos artistas da praia e do ryo grande: a deputada é a relatora do projeto PL nº 6.835/de 2006 que vai estabelecer o Plano Nacional de Cultura (PNC).
TERRESTRE
Muito a propósito desembarca amanhã por estes ares puros a vereadora Soninha Francine: apresenta, comecinho da noite, na Assembléia, o projeto “Pé na estrada”, segundo o release “uma iniciativa nacional do PPS, que tem como objetivo preparar o partido e as suas lideranças estaduais para as eleições 2010, buscando melhorar o desempenho eleitoral da agremiação”.
O presidente regional do grêmio é o deputado Wober Jr.
Em tempos de aeroportos lotados, melhor tirar da lama e botar o pé na estrada.
IRAKITAN
“Mário Ivo, obrigado pela força. Achei o CD do Trio Irakitan, que pode ser encontrado pelo telefone 3213.3786. Ele foi produzido pela Leide Câmara, [...] tendo, ainda, uma belíssima capa com uma pintura de Dorian Gray (a capa é do tamanho de um LP). E, na contracapa e na parte interna da capa, a história da música, dos compositores e as fotografias dos intérpretes. Um excelente trabalho de Leide, que, além do mais, é uma pessoa muito atenciosa e prestativa.” – de Paulo Laguardia, via email.



PROSA
“Os olhos dela, são tão verdes que eu chego a ver uns peixinhos dentro.”
Tarcísio Gurgel
Os de Macatuba
VERSO
“Nauta do verso, no meu verso ponho
remos e velas – frágil caravela –”
Deífilo Gurgel
“As ilhas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário