sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A cabrocha, o luar, o violão e a sexta-feira

FRENOCÔMIO
Laélio Ferreira anuncia que a edição das “Obras completas” de Othoniel Menezes está quase nos finalmente – “cerca de 95%” – enquanto ele próprio está quase nos corredores do João Machado, “pirado todo”, pesquisando e escrevendo um mundaréu de notas de pé de página.
De lambuja, pesco um trecho de fragmento que o filho de Othoniel me envia: “Hércules acorrentado no socavão do forte dos Santos Reis, Briareu a biscatear com um dedo das cem manoplas, São Cristóvão bonacheirão, escrevendo prefácios para livros de cordel, os largos ombros cheios de macaquinhos e sagüis assombrados com a correnteza” – é o belo perfil 3x4 de Câmara Cascudo, segundo o autor de “Serenata do pescador”.
GENTE ESQUISITA
“O fato é que o sítio do Tácito, em vez de servir de cenário para bons papos, é utilizado como um ringue para brigas de artistas e escritores com o córtex cerebral mais desenvolvido que a média da população.” – Carlos Fialho, jovem escriba e neo-convertido à blogosfera (blogdofialho.wordpress.com), sobre o Substantivo Plural.
Aliás, o sítio de Tácito Costa ganhou o Rubens Lemos de Jornalismo Cultural, categoria Jornalismo Digital.
PULITZER
O que prova que esta Capital está sempre avant-garde: só agora, em sua próxima edição, o Prêmio Pulitzer de Jornalismo, tradição americana, vai aceitar candidatos blogueiros e congêneres.
Até então apenas sítios de publicações impressas eram aceitos.
Antes que os nativos da Jerimulândia se animem, apenas material originado e publicado nos EUA pode participar.
FELIZANOVO
Hoje rola a última “Sexta.Disco” de zero-oito, com, nas picapes – como se diz por aí –, o DJ Solon Silvestre. Na AABB, a partir das onze da noite, senhas a 15 reais.
HANGAR
Sérgio Groove e seu baixo venceram a acirrada disputa de Melhor Instrumentista do Prêmio Hangar zero-oito.
Já o júri popular foi de Khrystal (Melhor Show Realizado – “Coisa de preto”), Rosa de Pedra (Revelação Musical do RN) e Robertinha Sá (Destaque da Música do RN).
VENDE-SE
Leilton Lima anuncia a venda de uma casa em Emaús, com uma varanda plena de armadores, “para que tudo [...] possa ser acariciado com a alma,/ num suave vai-e-vem de rede./ Balanço de fazer sonhar,/ balanço de puxar namoro”.
VERDE-SE
Bom programa hoje para a neo-prefeita-eleita dar o ar de sua graça: “A questão ambiental, histórica e geográfica no Rio Grande do Norte, Nordeste e Amazônia” é o tema do debate organizado pelo Comitê Chico Mendes – afinal, nunca na história deste Ryo Grande, sua capital esteve nas mãos (ou asas) do Partido Verde.
A partir das 17h, no setor 2 de aulas da UFRN.
ASTROS & CELEBRIDADES
Falta menos de um mês para o Proastro – Programa Potiguar para a Popularização e Educação em Astronomia e Astronáutica – dar seu ponta-pé inicial em terras de Poty: a idéia é estimular a curiosidade da galera mais jovem em relação aos astros.
Não confundir astros com celebridades.
Astros são aqueles presentes nos versos de Orestes Barbosa: “Mas a lua furando nosso zinco/ Salpicava de estrelas nosso chão/ E tu pisavas nos astros distraída/ Sem saber que a ventura desta vida/ É a cabrocha, o luar e o violão”.
CARAVANA SIDERAL
O Proastro tem em José Renan de Medeiros seu maior divulgador, e na Fapern uma instiuição apoiadora – o ano vindouro será o “Ano Internacional da Astronomia”.
A idéia é visitar vários municípios do estado através da “Caravana da Astronomia”.
IDÉIA NA MÃO, 35 NA CABEÇA
Vlamir Cruz, que não perde uma oficina de vídeo que se realiza por estas playas (e têm sido muitas), dá o toque: o CANNE (Centro Técnico Audiovisual do Norte e Nordeste) dispõe de uma câmera cinematográfica 35 mm, de última geração, “para atender as produções independentes do Nordeste e possibilitar a capacitação de operadores e assistentes de fotografia”.
Além de uma ilha de edição e uma câmera HDTV, compradas – olha só – pela Fundação Joaquim Nabuco (a Zé Augusto de Pernambuco).
Se você é um cineasta independente e tem um projeto com objetivos educativos e culturais, o CANNE pode dispor gratuitamente os equipamentos: basta enviar proposta que se encontra no sítio da Fundaj (www.fundaj.gov.br).
PRESIDENTES
Enquanto isso nosso presidente da Fundação Zé Augusto lança livro hoje, logo mais, 19h, na livraria do Midway, com a participação dos Meirinhos do Forró, Sonorosinho, Coral Harmus, cordelista Antônio Francisco e dos poetas da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – com tanta gente “no palco” quem precisa de platéia?
Ah! O título do livro? “Lula na literatura de cordel”. A editora? A Queima-Buxa, de Mossoró City.
Tudo muito legal – menos usar a assessoria de imprensa da FZA pra divulgar a obra.



PROSA
“A loucura é o céu e o inferno – e o resto é limbo.”
Campos de Carvalho
Cartas de viagem...
VERSO
“O feminino atrai meu anjo e vive
A querer transformá-lo num diabo”
Shakespeare
“Soneto CXLIV”

Nenhum comentário:

Postar um comentário