quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O panorama visto da balaustrada da Cidade do (Car)Natal

É NATAL!
É hoje que as telas pintadas pelos artistas Claudinha Leitte, Denny, Durval Lellys, Margareth Menezes, Netinho, Ricardo Chaves e Saulo Fernandes, serão sorteadas entre aqueles que trocaram dois quilos de alimentos não-perecíveis por um cupom. Hoje, 18h, na Sim TV.
O sobrescrito engoliu mosca e não pegou seu cuponzinho: quem arrebatar a tela de Claudinha (que ilustra esta coluna) bem que poderia incorporar o espírito do Natal, bancar o Papai Noel e realizar o sonho deste pobre colunista.
SOLIDÁRIOS
A campanha “Pintou alegria” (parceria do Nordestão com a Sim TV) vai destinar o apurado não-perecível para as seguintes instituições, cada qual com seu artista, padrinho ou madrinha: GACC (Leitte), Creche Menino Jesus (Fernandes), Juvino Barreto (Lellys), Lar da Vovozinha (Chaves), CACC (Netinho) e Fundação Lar Celeste Auta de Souza (Menezes e Denny).
MARÉ
É hoje que o equatoriano-potyguar Fernando Chiriboga lança mais um livro (de fotos): “De ondas e ventos – potiguares na imensidão do mar”. Na livraria do Midway, 19h.
Acompanhando os 120 cliques, poemas de Leila Medeiros Chiriboga.
PERCEPÇÃO
É hoje que nosso artista mais famoso mundialmente, Abraham Palatnik (1928), e o crítico de arte Geraldo Edson de Andrade participam do Seminário “O invento e o inventor potiguar”. No plenarinho da Assembléia Legislativa.
Palatnik faz Arte como se fizesse Ciência. É dele o comentário sobre o mundo contemporâneo: “Surgem os especialistas que sabem cada vez mais sobre menos; um dia saberão tudo sobre nada.”
Abraham e Geraldo nasceram em Natal, daqui se mandaram, e agora se reencontram em solo nativo. Uma bela iniciativa da Fapern.
VAI-E-VEM
É hoje, das 8h30 ao meio-dia, que a Secretaria de Segurança deste Ryo Grande discute o tema “Turismo sexual e tráfico de pessoas”. E as estratégias para enfrentar o problema. No auditório da Emater.
XÔ STRESS
Que crise que nada: a primeira banda a entrar o corredor da folia, amanhã, será a Cavaleiros do Forró, na versão Cavaleiros Elétrico.
REDONDOS
Os cearenses do Acima do Sol, o pernambucano Geraldinho Lins, mais os nativos Diogo das Virgens e a galera da Sonzera Band, são algumas das atrações do camarote Skol Beats.
Carnatal, também, claro.
PRESS
Não confundir o bloco dos jornalistas com os jornalistas em bloco: o Burro Elétrico sai amanhã, às 20h20, ao som de Capilé e Solon Silvestre, dee-jay.
Pra pular entre as cordas não é exigido diploma. Ainda bem.
MESTRE
Desde ontem que o poeta, escritor, pintor, tapeceiro, ceramista e gravador Dorian Gray Caldas acrescenta mais um título ao seu currículo: a UFRN lhe concedeu o de “Doutor Honoris Causa”.
O que é muito, muito justo.
METEO
A Fundação Zé Augusto, em tempos de seca, continua sua chuva de prêmios: até o próximo dia 12 quem achar que teve “iniciativas culturais voltadas ao público jovem que tenham se destacado pelo trabalho e ações na área do desenvolvimento cultural para a juventude” pode se inscrever e faturar R$ 5 mil.
O “Prêmio de Cultura para Juventude Emanuel Bezerra” vai selecionar seis projetos. E desembolsar trinta paus no final das contas.
CORDAS
“No álbum, encontramos 12 faixas que esbanjam energia e vitalidade, escritas pelo violonista de forma bem original” – da última edição da revista “ViolãoPro” (João Gilberto na capa), sobre “Imalt”, CD lançado este ano pelo potyguar Alexandre Atmarama.
OLD BOYS
“A grande maioria dos livros editados e publicados aqui são ruins. Com exceção das obras dos Jovens Escribas que tentam fazer algo novo e de um ou outro livro perdido no Sebo Vermelho. Há um envelhecimento nos autores e na visão deles. Muita gente aqui parou em 1930, escreve como se o milênio ainda não tivesse virado e ostenta uma pompa invejável.” – Fábio Farias (não é o deputado), no blog “Catorze” (http://catorzeblog.wordpress.com/), que reúne ainda os moços Beto Leite, Ramon Ribeiro e Vitor Azevedo, e as moças Ceci Oliveira e Juliana Dias.
SILÊNCIO
“A poesia é muito grande, magnífica e ampla para ser sempre definida, enumerada, rotulada e encaixotada – na poesia lidamos com sentimentos e fragmentos da vida e não com matemática ou física quântica” – do escritor e poeta de Angicos, Modesto Batista, nos preparativos finais para o lançamento de “Escritos do silêncio”.
MELHORES
Não custa lembrar outros nomes premiados no III Prêmio Rock Potiguar, semana passada, além da banda Seu Zé: Anderson Foca ficou com os de melhor produtor cultural e melhor produtor musical de rock, Isaac Ribeiro com o de melhor jornalista cultural, e a Subgrave, de Pau dos Ferros, foi entronizada como melhor banda do interior.



PROSA
“Viva e porque é viva, uma cidade precisa de alguém que seja capaz de planejar suas tristezas, projetar seus desejos.”
Vicente Serejo
Nossa cidade natal
VERSO
“Nasci, vivi, morri
muitas vezes.”
Dorian Gray Caldas
“Poema autobiográfico”

Nenhum comentário:

Postar um comentário